Contacta-nos

+351 92 425 53 98

O Nosso E-mail

geral@vontadenomada.pt

Jeep Renegade Orange 1.3 Turbo 4×2 DCT. Imagem que faz a diferença

O Jeep Renegade é o primeiro SUV pequeno criado pela marca norte-americana que inventou o conceito de “Sport Utility Vehicle”. A série especial Orange Edition aposta na imagem para fazer a diferença e num motor turbo a gasolina de 1,3 litros com 150 cv.

Representante da Jeep no segmento B-SUV, o Renegade é o primeiro modelo da marca norte-americana a ser produzido em Itália, na fábrica de Melfi, partilhando a plataforma e a linha de montagem com o Fiat 500X.

Exteriormente, o Renegade não renega as suas origens, adotando elementos inconfundíveis de estilo que incluem faróis dianteiros redondos e cavas das rodas trapezoidais ou a icónica grelha de sete entradas. Os grupos de luzes são outro elemento de design distintivo na traseira do veículo, apresentando um padrão em X, inspirado no Wrangler.

Com base na versão de tração dianteira e no nível de equipamento Longitude do Renegade, a marca norte-americana desenvolveu uma nova série especial, denominada Orange Edition. Ao contrário do que possa sugerir a designação oficial, esta versão não tem a carroçaria pintada em cor de laranja, mas apenas um kit estético com detalhes e apontamentos nesse tom: capas dos espelhos retrovisores, emblemas Renegade colocados na base das portas dianteiras e barra autocolante no lado esquerdo do capot. O kit estético inclui ainda jantes, barras de tejadilho e saias laterais em preto brilhante.

INTERIOR

Apesar das dimensões exteriores compactas (4,23 metros de comprimento), o Renegade transmite a sensação que se está dentro de um SUV muito maior. É especialmente amplo em altura e na zona dos ombros. Não obstante alguns plásticos rijos no painel de bordo, a qualidade geral convence pela robustez e o rigor da montagem.

O habitáculo oferece um visual moderno e requintado, em sintonia com o mais recente ADN da marca. O interior carateriza-se pela atenção dada aos pormenores, com diversas combinações de cores e materiais. A série especial Orange Edition é um perfeito exemplo desta filosofia, distinguindo-se por apresentar molduras das saídas de ventilação laterais e das grelhas das colunas de som montadas nas portas dianteiras, no mesmo tom laranja utilizado na carroçaria.

A consola central recebe um ecrã tátil de sete polegadas e um pouco mais abaixo encontram-se os controlos físicos da ventilação, proporcionado uma maior facilidade de interação e toque. Apesar de ser possível regular manualmente o sistema de ar condicionado é bastante mais simples recorrer ao ecrã do sistema Uconnect para controlar visualmente a temperatura e a velocidade da ventoinha.

A dotação de série inclui entrada e ignição sem chave (keyless), travão de estacionamento elétrico, luzes e máximos automáticos, sensores de luminosidade e chuva, espelhos elétricos rebatíveis com desembaciamento e sensores de estacionamento traseiros.

MECÂNICA

Esta série especial do Jeep Renegade recebe um motor turbo a gasolina de 1,3 litros que desenvolve uma potência máxima de 150 cv e um binário máximo de 270 Nm às 1850 rpm. O propulsor está associado a uma caixa de dupla embraiagem de seis velocidades, que poderia ser menos hesitante em situações de maior exigência, nomeadamente em trajetos com maiores variações de velocidade.

Nas restantes situações, este propulsor carateriza-se pela suavidade e pelo baixo ruído, proporcionando prestações aceitáveis para um veículo com uma aerodinâmica pouco favorável e um peso de quase 1,4 toneladas. Para acelerar dos 0 aos 100 km/h são necessários 9,4 segundos.

Apesar de contar tecnologia Start & Stop, este motor de quatro cilindros de 1332 cc está longe de poder ser considerado económico em termos de consumo de combustível, com o computador de bordo a indicar uma média de 9,7 litros por cada cem quilómetros percorridos, valor bem acima dos 7,2 litros anunciados pelo fabricante.

TECNOLOGIA

O Jeep Renegade Orange Edition recebe o mais recente sistema de infoentretenimento Uconnect com ecrã de sete polegadas que permite ao condutor controlar o sistemas de climatização ou de audio, oferecendo maior segurança durante a condução.

O sistema Uconnect de 7” pode ser integrado com Apple CarPlay e Android Auto, graças ao Uconnect Link, de utilização bastante fácil, podendo ser utilizado obter indicações do percurso otimizadas em função do trânsito ou para fazer ou receber chamadas.

O Jeep Renegade Orange Edition oferece avançados sistemas de assistência à condução, destacando-se o sistema de alerta de transposição de faixa-plus, que utiliza o sensor ótico da câmara para avaliar a posição do veículo na estrada. Em caso de transposição involuntária dos limites da faixa sem ter sido acionado o indicador de mudança de direção, o sistema corrige a trajetória, levando-o a regressar à sua posição original.

Ainda para apoiar a condução, designadamente em autoestrada (mas não só) está disponível o sistema de regulação da velocidade de cruzeiro.

AO VOLANTE

O Jeep Renegade oferece uma posição de condução elevada, que em conjunto com a ampla superfície vidrada proporciona um bom domínio da estrada e das condições de trânsito. A maioria das pessoas não terá dificuldades em encontrar a melhor posição de condução ao volante, mas os bancos poderiam oferecer um melhor apoio lombar. As manobras em marcha-atrás são apoiadas pelos sensores de estacionamento.

No capítulo dinâmico, o Jeep Renegade Orange Edition oferece prestações semelhantes a outros modelos da gama com tração dianteira. A direção é direta e precisa, proporcionado um comportamento estável e previsível. Para tal também contribui o controlo de estabilidade, que não só corrige as transferências de massas devido a um centro de gravidade mais levado, mas também a tendência de subviragem própria dos veículos de tração dianteira.

As suspensões independentes em ambos os eixos asseguram um elevado conforto de rolamento, mesmo quando o piso se degrada consideravelmente.

VEREDICTO

Com um preço de venda ao público de 29.100 euros, o Jeep Renegade Orange Edition assume-se como uma proposta interessante para um SUV de segmento B com a icónica imagem dos veículos da marca norte-americana. O equipamento de série é bastante completo – o único opcional na unidade ensaiada é mesmo a cor da carroçaria Branco Alpine (600 euros) – e o comportamento global bastante positivo. Menos simpático é o elevado consumo de combustível, mas não há milagres.

 

Gostámos Gostámos

Imagem

A icónica grelha de sete entradas, os faróis dianteiros redondos e as cavas das rodas trapezoidais encarnam o espírito da Jeep. A imagem desta série especial é sublinhada pelos apontamentos e detalhes em cor de laranja.

Habitabilidade

Apesar de um comprimento exterior de apenas 4,2 metros, o Renegade oferece bastante espaço para quatro ocupantes, designadamente ao nível da altura, na largura e na zona dos ombros. Dá a sensação de ser muito maior.

Motor

O motor de quatro cilindros turbo de 1,3 litros com 150 cv revelou-se agradável de utilizar, caraterizando-se pela suavidade e por não ser muito ruidoso. As prestações são razoáveis para um veículo que pesa quase 1,4 toneladas.

Não Gostámos Não Gostámos

Consumo

O reverso da medalha de um pequeno motor turbo, um formato quadrado da carroçaria e um elevado peso em vazio traduz-se num consumo de combustível relativamente elevado para um veículo de segmento B.

Alguns plásticos

O interior é dominado por plásticos rijos e pretos. Apenas os apontamentos em cor de laranja nas saídas da ventilação, nas grelhas das colunas de som ou no conta-rotações fazem contraste com os tons escuros.

Transmissão DCT

A transmissão é assegurada por uma caixa de dupla embraiagem de seis velocidades que em condições normais denota um escalonamento correto e suavidade, mas quando existem maiores variações de velocidade acusa alguma lentidão a reagir.


Jeep Renegade Orange Edition 1.3 Turbo 150 cv 4×2 DCT

Preço 29.100€

Motor Gasolina, 1332 cc
Potência 150 cv às 5500 rpm
Binário 92 Nm às 3500 rpm
Transmissão DCT, 6 vel.
Peso 1395 kg
Comp./Larg./Alt. 4,23/1,80/1,67 m
Dist. entre eixos 2,57 m
Mala 352 l
Desempenho 9,4 0-100 km/h; 196 km/h Vel. Máx.
Consumo 7,2 (9,7) l/100 km
Emissões CO2 121 g/Km

Equipamento
Série: Rádio tátil Uconnect 7 Live, Uconnect Link, ecrã TFT monocromático no painel de instrumentos, ar condicionado bi-zona, cruise-control, start & stop, travão de estacionamento elétrico, retrovisores elétricos, sensores de estacionamento traseiros, kit estético Orange Edition, autocolante Orange Edition no capot, jantes de liga leve de 19”, barras de tejadilho em preto, assistente de manutenção da faixa de rodagem Plus, Pack Function II (espelhos retrovisores rebatíveis eletricamente, keyless entry, ajuste reversível da bagageira, espaço de arrumação no banco dianteiro do passageiro), Pack Visibility (espelho interno eletrocromático, sensores de chuva e luz, regulação automática de máximos)

 

TEXTO: CARLOS MOURA
DATA: 4 DE JUNHO, 2021

Fonte: Revista Turbo

Notícias Testes
Logo
Somos uma empresa reconhecida pelo Turismo de Portugal e pelo ICNF como Turismo de Natureza. Fazemos passeios de Jipe e escolhemos cuidadosamente os caminhos para o seu SUV 4x2 ou 4x4, Expedições e Caminhadas sempre com maior respeito pela Natureza.

 

 

Contactos

  • Morada Cascais, Portugal

  • Contacto (+351) 92 425 53 98

  • E-mail geral@vontadenomada.pt

  • RNAAT 87/2021

Clean&Safe 2021

Parceiros