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Ford Ranger Wildtrak Thunder 2.0 TDCi 4×4. Estilo de SUV

Aproveitando o sucesso da Ranger Raptor, a Ford lançou uma nova série especial da sua pick-up Ranger, denominada Wildtrak Thunder, que oferece uma maior capacidade de carga e uma imagem exterior inspirada nos SUV da marca norte-americana. 

Na sequência da excelente receptividade alcançada pela versão Raptor, a Ford aproveitou para criar séries especiais e limitadas da sua pick-up, incluindo a Ranger MS-RT – inspirada no universo dos ralis -, a Stormtrak, a Wolftrak e a Thunder. Esta última já se encontra disponível nos concessionários da marca, mas a sua produção foi limitada a apenas 4500 unidades.

Baseada na versão Wildtrak, a série especial Thunder combina uma imagem inspirada nos SUV da marca com uma elevada dotação série e a capacidade de carga típica de uma pick-up.

Exteriormente distingue-se pela pintura da carroçaria na cor “Sea Grey”, as jantes de liga leve pretas, de 18 polegadas, acabamentos Ebony Black na grelha dianteira, no pára-choques traseiros, nas molduras dos faróis de nevoeiro e puxadores das portas. As inserções a vermelho na grelha e na plataforma de carga desportiva complementam o estilo exclusivo desta série limitada, assim como os emblemas “Thunder”, com efeito tridimensional, nas portas dianteiras e no portão traseiro, com o logotipo “Ranger” em preto mate.

 

INTERIOR

Passando ao habitáculo, este oferece uma lotação para cinco ocupantes e conta com assentos em pele preta com costuras em vermelho com designação Thunder, um revestimento que também está presente no topo do painel de bordo, no volante, na alavanca da caixa de velocidades e nas portas.

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O painel de bordo apresenta uma disposição horizontal, encontrando-se dividido em três zonas funcionais: compartimento fechado no lado do passageiro, consola central que inclui um ecrã tátil e os comandos do sistema de climatização, e o posto de condução.

O painel de instrumentos é dominado centralmente pelo velocímetro e em cada um dos lados encontra-se um ecrã que permite aceder, através de comandos no volante multifunções, às informações do computador de bordo ou ao sistemas de navegação e entretenimento, assim como ao telefone.

O nível de equipamento a bordo é de um SUV de segmento superior, enquanto a qualidade de construção está bastante acima da média, fazendo esquecer as origens de veículo comercial da Ranger.

MECÂNICA

A Ranger Wildtrak Thunder partilha o motor diesel de 2,0 de litros de 213 cv com a Ranger Raptor e é propulsor de quatro cilindros em linha que atualmente se encontra numa pick-up. O motor está associado a uma caixa automática de dez velocidades – a mesma que está presente no Mustang e na Ranger Raptor – que permite tirar o maior partido do binário máximo de 500 Nm, engrenando as mudanças com uma muita suavidade.

Um dos pontos fortes da Ranger face à concorrência é o conforto de rolamento. Muitas pick-up apresentam uma tendência para “saltitar” em vazio devido a uma suspensão preparada para acomodar até uma tonelada no compartimento de carga. A Ranger cumpre este requisito, mas a suspensão é mais firme quando se circula em vazio.

Para percursos emfora de estrada, a Ranger Wildtrak Thunder herdou o sistema de de tração integral da gama Ranger, sendo possível engrenar as quatro rodas motrizes ou as redutoras através de um comando giratório localizado junto à alavanca da caixa automática. Em caso de necessidade também está disponível o bloqueio de diferencial traseiro e o sistema de assistência em descida, sendo ambos ativados por botões.

TECNOLOGIA

A Ford tem procurado introduzir avançadas tecnologias nos seus veículos e a gama Ranger não é exceção. A série especial Wildtrak Thunder conta, desde logo, com o sistema de infoentrenimento SYNC 3, com ecrã tátil de oito polegadas na consola central, que permite o acesso a várias funcionalidades: Audio, Climatização, Telefone, Navegação, Aplicações e Configurações.

A dotação de série integra ainda o ar condicionado bi-zona, o sistema de abertura e arranque sem chave, o retrovisor interior eletrónico, a câmara de visão traseira, o alerta de manutenção na faixa de rodagem os sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, o sensor de luminosidade e chuva ou o limitador de velocidade inteligente.

A unidade ensaiada também estava equipada com outros sistemas de assistência à condução, que integram a lista de opcionais. É o caso do Pack Drive Plus e estacionamento assistido que inclui o sistema de controlo automático de velocidade adaptativo (ACC), o alerta de condutor e os faróis máximos automáticos.

AO VOLANTE

A Ranger Wildtrak Thunder oferece a posição de condução elevada típicas das pick-up de tração integral. A regulação elétrica do banco permite ao condutor encontrar a melhor posição atrás do volante. Este último também é ajustável, mas apenas em inclinação.

Em termos dinâmicos, a combinação do motor biturbo de 2,0 litros com a caixa automática de dez relações proporciona uma elevada agilidade na condução num veículo com um comprimento exterior de quase 5,4 metros e um peso em vazio de quase 2,4 toneladas, impressionando quer nas acelerações – 10,5 segundos dos 0 aos 100 km/h – quer nas recuperações.

Em fora de estrada, a associação entre o motor e a transmissão permite aproveitar toda a disponibilidade de binário para superar a maioria das situações. A altura ao solo de 28,3 centímetros, a capacidade de passagem a vau de 85 centímetros, o ângulo de ataque de 32º e os ângulos de rampa e ventral de 24º garantem condições para o acesso a locais mais remotos.

Em termos de consumos, o computador de bordo indicou um valor médio de 10,4 l/100 km, valor acima dos 8,9 l/100 km anunciados pela marca. A suspensão consegue digerir com eficácia as irregularidades do piso, contribuindo para um bom conforto da condução.

VEREDICTO

Proposta num único nível de equipamento, a Ranger Wildtrak Thunder está vocacionada para aqueles utilizadores que não pretendem perder capacidade de carga como sucede com o topo de gama Ranger Raptor. No mercado nacional, está disponível por 54.413 euros, valor quer inclui pintura metalizada e pack Wildtrak Thunder. O pack opcional Drive Plus+Estacionamento assistido representa um acréscimo de 559 euros. Menos positivo é o elevado consumo que penaliza os custos de utilização.

 

Gostámos Gostámos

Imagem

A Ranger Wildtrak Thunder apresenta um estilo exclusivo, que se afasta de uma pick-up tradicional, destacando-se os acabamentos Ebony Black na grelha dianteira, as inserções a vermelho vivo e os emblemas “Thunder” ou as jantes de liga leve.

Motor

No capítulo mecânico, a combinação entre o motor diesel de 2,0 litros de 213 cv e a caixa automática de dez velocidades garante uma elevada agradabilidade de utilização, graças à generosa disponibilidade de potência e binário.

Equipamento

A versão Thunder conta com um equipamento de série que habitualmente é proposto como opcional, proporcionando um estilo e um conforto ao nível de um SUV de segmento superior. Os materiais utilizados são de qualidade.

Não Gostámos Não Gostámos

Consumo

As prestações proporcionadas pelo motor diesel de 2,0 litros de 213 cv, e um peso elevado em vazio, têm um impacto significativo no consumo com o computador de bordo a apresentar 10,4 l/100 km durante o ensaio.

Cobertura da caixa

A versão Wildtrak Thunder vem equipada com um sistema com uma cobertura da caixa de carga em persiana preta, denominada Mountain Top, que poderia ter um mecanismo de funcionamento mais simples.

Habitabilidade traseira

Esta versão de Cabina Dupla oferece uma lotação para cinco ocupantes, incluindo três na fila traseira. Todavia, o assento do meio é apertado e talvez seja por isso que nas suas costas foi instalado um apoio de braços.

Motor 1995 cc
Motor 213 cv às 3750 rpm
Binário 500 Nm às 1750 rpm
Transmissão 4WD, Automática de 10 velocidades
Peso 2379 kg
Capacidade de carga 891 kg 
Comp./Larg./Alt. 5,36/1,98/1,85 m
Dist. entre eixos 3,22 m
Desempenho 10,5 0-100 km/h; 170 Vel. Máx. (Limitada)
Consumo 8,9 (10,4) l/100 km
Emissões CO2 242 g/KmPreço 54.972 €

Equipamento
Série: Jantes liga leve pretas de 18”, faróis de nevoeiro LED, grelha Wildtrak, proteção da caixa de carga, pack Off-Road (proteção do motor, depósito de combustível, bloqueio diferencial traseiro), retrovisores exteriores termoelétricos abatíveis com luz de charco, vidros escurecidos, faróis de xénon com luzes diurnas LED, sensor chuva, luzes automáticas, ar condicionado bi-zonas, sistema de abertura e arranque sem chave, barros forrados parcialmente em pele, bancos dianteiros aquecidos com regulação elétrica no lado do condutor, Ford SYNC 3 Navegação com ecrã de 8”, câmara traseira, sensores de estacionamento dianteiros e traseiros, limitador de velocidade inteligente.

TEXTO: CARLOS MOURA
DATA: 14 DE MAIO, 2021

Fonte: Revista Turbo

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