15 de julho de 2021, Auburn Hills, Michigan (EUA) – A 15 de julho de 1941, a então empresa Willys-Overland Co. assinava um contrato com o Departamento de Guerra dos EUA, iniciando-se a produção do primeiro veículo militar da Jeep. Hoje, 80 anos depois, a marca Jeep prospera em todo o mundo, através de uma linha de produtos que continua a expandir-se para novos segmentos, uma comunidade dedicada de clientes à escala global e a utilização da tecnologia 4xe para veículos eletrificados, como a evolução natural dessas oito décadas de capacidade de liderança.
“Estamos a celebrar o nosso 80.º aniversário continuando a evoluir e a dar passos em frente”, afirmou Christian Meunier, Chief Executive Officer da Jeep. “Estamos a expandir o nosso portefólio de produtos para novos segmentos, com o Jeep Grand Cherokee L* de três filas de bancos, ao mesmo tempo que estabelecemos uma forte posição no mercado dos SUV premium, através dos nossos novos Wagoneer* e Grand Wagoneer*. Seguir-se-á, no nosso entusiasmante catálogo global de produtos, a apresentação do novo Jeep Grand Cherokee, modelo que será equipado, pela primeira vez, com a nova tecnologia híbrida plug-in 4xe. Estamos absolutamente empenhados na visão de um futuro eletrificado.”
Para celebrar o seu aniversário e homenagear esta visão de emissões zero, a Jeep acaba de publicar, nas suas redes sociais, a versão de 80º Aniversário do vídeo “Jeep Life Electrified”, que foi estreada durante o “2021 Stellantis EV Day”. Nele, a natureza única da eletrificação da marca Jeep mostra-se através da história de amor de um casal. A peça entrelaça veículos da marca Jeep, futuras tecnologias e a comunidade global da Jeep, pretendendo estabelecer uma promessa de um futuro mais brilhante. A peça apresenta a nova música “Give me the Future”, interpretada por Bastille.
“Estamos empenhados em tornar a Jeep na mais verde e mais emocionante marca SUV do mercado. A eletrificação da gama de modelos Jeep permitirá aos nossos clientes viajar exclusivamente com recurso a energia elétrica, proporcionando-lhes uma experiência eficiente e divertida em estrada, bem como uma capacidade off-road ainda maior e num quase total silêncio”, acrescentou Meunier.
Esta visão de emissões zero representa mais um marco significativo na história de 80 anos de uma marca que continua a ver-se definida por um sentido de comunidade, liberdade ao ar livre, espírito pioneiro e soluções 4×4 inovadoras.
12 Momentos-Chave em 80 anos
Junte 100 entusiastas de SUV da Jeep de todo o mundo e peça-lhes que apontem os momentos mais marcantes da ilustre história da marca Jeep, sendo que é altamente improvável que algum deles dê as mesmas respostas. Segue-se uma lista de alguns dos momentos mais importantes, para a marca Jeep, dessas oito décadas memoráveis.
- O 4xe é o novo 4×4
A evolução da Jeep acelerou neste 80º aniversário com a chegada da tecnologia 4xe, exclusiva e que resume as soluções de eletrificação da marca, para o desenvolvimento e produção dos veículos 4×4 de maior capacidade, mais divertidos e avançados do mundo. Neles inclui-se o novo Jeep Grand Cherokee, modelo q
ue será apresentado no Salão Automóvel Internacional de Nova Iorque de 2021.
Ícone da marca, o Jeep Wrangler 4xe lidera a ofensiva de eletrificação da marca. A capacidade 4×4 do Jeep Wrangler
Trail Rated® é possível através da instalação de um pack de baterias e eletrónica, selado e à prova de água, sistema que pode funcionar nas condições mais difíceis. Alimentado por um bloco PHEV I4 DOHC, de 2.0 litros, com turbo de injeção direta, o 4xe disponibiliza uns impressionantes 380 cv de potência e 637 Nm de binário instantâneo. Com um consumo de combustível na ordem dos 3,5 litros/100 km em modo híbrido, mais de 50 km de autonomia em modo EV (ciclo urbano WLTP), uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,4 segundos e modos de condução E-Selec, este é o Wrangler de maior capacidade, mais potente, eficiente, ecológico e tecnicamente avançado de sempre lançado na Europa, modelo que, graças à tranquilidade da energia elétrica, pode agora envolver, de um modo mais pleno, os seus proprietários na natureza da condução.
- O novo premium americano
Os novos Wagoneer* e Grand Wagoneer de 2022* levam o conceito de SUV premium para territórios desconhecidos em termos de estilo, de conforto e de aventura. O Wagoneer e o Grand Wagoneer de oito lugares representam uma extensão premium da marca Jeep, agora envolta num novo design, sofisticado e autêntico. Baseiam-se numa rica e qualitativa herança de produção artesanal americana, em termos de património e de requinte, ao mesmo tempo que proporcionam uma experiência de topo ao cliente, fruto de um conjunto de regalias de propriedade premium que vão muito além do simples serviço VIP.
- Expansão global
Durante a última década, a marca Jeep expa
ndiu a sua oferta global de produtos com um conjunto de novos modelos, como o compacto Jeep Renegade e a nova Gladiator, a pick-up da Jeep com maior capacidade de sempre. A marca também ampliou a sua capacidade de produção, permitindo que clientes em mercados como a Europa, Brasil, Índia e China tenham acesso aos veículos da marca Jeep, decorrentes de processos locais de montagem. Este portefólio diversificado de produtos e uma ampla abrangência de produção, possível pelas 10 fábricas, instaladas em seis países, permitiram que a Jeep aumentasse, significativamente, as suas vendas no espaço de uma década.
- A excelência da tração e maneabilidade
Em 1999, foram introduzidos dois novos sistemas de tração às quatro rodas. O inovador Quadra-Trac II permite transferir o binário para o eixo com maior tração, fazendo com que o torque fique imediatamente disponível para qualquer uma das quatro rodas, garantindo assim a melhor tração e maneabilidade em todos os momentos e em quaisquer circunstâncias, sem necessitar da intervenção do condutor. Quando o Quadra-Trac f
oi combinado com os novos eixos progressivos dianteiro e traseiro Vari-Lok, que canalizam muito mais torque para a roda com melhor aderência, o resultado foi o novo sistema Quadra-Drive®.
- Jeep Grand Cherokee “atravessou” Detroit, literalmente
No dia 7 de janeiro de 1992, no Salão Automóvel Internacional de Nova Io
rque, o Presidente da Chrysler, Bob Lutz, conduziu o primeiro Jeep Grand Cherokee ZJ desde a linha de produção de Jefferson, atravessando toda a cidade de Detroit, entrando pelas portas de vidro do Cobo Hall, assinalando-se, assim, a estreia desse inovador SUV premium. O Grand Cherokee destacava-se por apontamentos de luxo no interior, bom comportamento em estrada, maneabilidade e conforto, sem que perdesse qualquer das capacidades de off-road que tornaram a marca Jeep numa lenda.
- O nascimento de uma lenda
A chegada do Jeep Wrangler em 1986 respondeu ao desejo do público de um SUV compacto e com mais conteúdos de conforto. Apresentava um centro de gravidade mais baixo, maneabilidade melhorada e um interior mais confortável. Estabeleceu o precedente para um dos veículos Jeep mais amados e de maior capacidade de todos os tempos. Embora o Wrangler partilhasse o perfil familiar de carroçaria aberta do CJ-7, tinha poucas partes em comum com o seu famoso antecessor. Aliás, em termos mecânicos, o Wrangler tinha mais em comum com o Cherokee. A 5 de agosto de 1987, pouco mais de um ano após a introdução do Wrangler, a American Motors Corporation foi vendida à Chrysler Corporation e a popular marca Jeep tornou-se parte da Divisão Jeep/Eagle, da Chrysler.
- Cherokee, o primeiro SUV compacto do mundo
A crise energética de 1979 impulsionou o desenvolvimento de um 4×4 de menores dimensões. O Jeep Cherokee XJ de 1984 foi projetado do zero, tornando-se no primeiro SUV compacto do mundo. Utilizando uma estrutura monobloco, o veículo era muito mais pequeno do que o seu antecessor, mas mantinha 90% do seu espaço interior. Integrava um sistema de tração integral do tipo shift-on-the-fly Command-Trac.
- O Wagoneer cria o original SUV premium
Em 1963, o Jeep Wagoneer tornava-se no primeiro SUV premium a combinar tração às quatro rodas com uma transmissão automática. Com opções que, até à data, estavam apenas disponíveis em modelos de passageiros de gama mais elevada, o Wagoneer mudou o que as pessoas esperavam de um veículo de quatro rodas. Isto permitiu um crescimento do mercado e um apelo aos veículos 4×4, criando um moderno SUV que foi anunciado como “All-New, All-Jeep”. Duas décadas mais tarde, a marca Jeep lançaria o Grand Wagoneer, que trouxe a experiência premium 4X4 para o patamar seguinte, fruto de características de série como os estofos de couro, o ar condicionado, rádio AM/FM/CB, isolamento acústico e elementos em madeira granulada.
- Jeep Jamboree – o “avôzinho” de todos os eventos de quatro rodas
Em 1953, o primeiro “Jeep Jamboree” decorreu em Georgetown Divide, na Califórnia, atraindo 55 veículos e 155 participantes. Organizado por Mark Smith, demonstrou o quanto os proprietários de veículos da marca Jeep adoram reunir-se para momentos de diversão, camaradagem e aventura 4×4. Enquanto o “Jeep Jamboree” leva orgulhosamente a cabo eventos em trilhos por todos os EUA, um dos mais populares é o “Rubicon Trail”, que atravessa a cadeia montanhosa de Sierra Nevada, na Califórnia – indiscutivelmente, os 27,3 km de aventura off-road mais exigentes de qualquer lugar do planeta. Poucas marcas têm vindo a gerar tanta dedicação e empenho da sua comunidade como a Jeep, havendo, em todos os cantos do globo e diariamente, demonstrações de paixão de proprietários e de fãs da marca.
- O primeiro SUV
Em 1946, a Willys-Overland introduziu o Willys Wagon, a primeira carrinha de aço da indústria, mas a verdadeira novidade aconteceria em 1949, quando lhe foi integrado um sistema de tração às quatro rodas, levando à criação do primeiro SUV. Capaz de acomodar sete passageiros com conforto, transportar carga e até mesmo enfrentar os caminhos mais difíceis, o Willys Wagon revelou-se uma pedrada no charco. Desenhada por Brooks Stevens, a versão Wagon esteve em produção ao longo de quase 20 anos, mais tempo do que qualquer outro automóvel contemporâneo americano da sua época.
- Um Jeep 4×4 para as massas
O CJ-2A de 1945 tornou-se no primeiro veículo ligeiro de quatro rodas disponível em volume para o público em geral. Ainda que o CJ-2A partilhasse a arquitetura básica do MB, registaram-se várias melhorias notáveis, incluindo-se nelas uma tampa de bagageira de abertura invertida, um pneu sobressalente montado lateralmente, faróis de maiores dimensões e uma unidade de arranque.
- Um ícone nascido em tempo de guerra
Em 1941, a Willys-Overland viu ser-lhe adjudicado o contrato para se tornar o principal fornecedor do novo veículo militar de 1/4 toneladas para o Governo dos EUA. Mais de 350.000 Jeep MB seriam produzidos em 1945, servindo de base para o Jeep CJ civil, cuja produção arrancava antes mesmo do final da segunda guerra mundial.
*Não disponível na Europa.
Acessórios Notícias