A QUARTA GERAÇÃO DO SUZUKI JIMNY MANTÉM A TRADIÇÃO DA VELHA GUARDA AO PERPETUAR O ESPÍRITO AVENTUREIRO E O ASPETO RADICAL QUE SEMPRE CARATERIZOU ESTE MODELO, DESDE QUE EM 1970 SAÍU A PRIMEIRA SÉRIE, O LJ 10
Desde a década de 70 que a marca japonesa tem razão em considerar o Jimny o único 4×4, pequeno, ligeiro e sem igual. A nova geração não foge à regra com o atrativo de custar pouco mais de 20 mil euros. Enquanto outras marcas motivadas pelo fenómeno dos SUV tentam recriar a tradição dos verdadeiros 4×4 sem muitos deles terem essas capacidades, a Suzuki mantém essa tradição conservando o ADN que foi passando de geração em geração, desde que em 1970 nasceu o LJ 10, o primeiro veiculo 4WD da Suzuki, na altura equipado com um motor de 2 cilindros arrefecido a ar e que oferecia 25 cv!
Com uma filosofia única, este pequeno todo-o-terreno evoluiu e hoje a atual geração tem um motor mais poderoso e outras melhorias importantes, como um equipamento mais adequado aos tempos modernos e algumas alterações visuais que expressam bem a sua funcionalidade off-road. E porque a tradição ainda é o que era, o chassis mantém uma estrutura rígida, constituído por longarinas e travessas agora reforçadas, um esquema que já quase ninguém usa a não ser o Toyota Land Cruiser, o Mercedes G e o Jeep Wrangler que, juntamente com o Jimny, são ícones de uma classe em vias de extinção.
Não admira que o regresso deste mini off-road esteja a ser tão estrondoso ao ponto da marca não ter mãos a medir para as encomendas. O desejo de quem se quer aventurar por percursos mais radicais encontra no Suzuki Jimny a resposta mais equilibrada, por ele conseguir chegar onde os outros não chegam, qualquer que seja o cenário escolhido (areia, lama ou até trial), mercê do sistema 4WD e de ângulos de TT únicos.
TEXTO: MARCO ANTÓNIO / FOTOGRAFIA: VASCO ESTRELADO
DATA: 7 DE AGOSTO, 2019
Fonte: Revista Turbo
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